Glossário


ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL – Decreto do Poder Executivo determinando a disponibilidade do crédito orçamentário, com base em autorização legislativa específica.


AÇÃO ORÇAMENTÁRIA – Conjunto de operações, cujos produtos contribuem para os objetivos do programa governamental. A ação pode ser um projeto, atividade ou operação especial.

ADJUDICAÇÃO – Ato administrativo do ordenador de despesa, após o julgamento da proposta técnica (quando houver) e comercial e sua respectiva homologação, através do qual a Administração Pública vincula o objeto da licitação ao interessado classificado em primeiro lugar, confirmando-o como o detentor da proposta mais vantajosa dentre os concorrentes (art. 43, IV, Lei 8.666/93) e podendo, na sequência, firmar o contrato de prestação de serviços ou fornecimento de bens.

ADMINISTRAÇÃO DIRETA – Representa o conjunto de Secretarias que respondem pelos serviços integrados na estrutura administrativa do Município.

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA – Conjunto de entidades públicas dotadas de personalidade jurídica própria, compreendendo:;
• Autarquias;
• Empresas Públicas;
• Sociedade de Economia Mista;
• Fundações Pública

ALIENAÇÃO DE BENS – Processo administrativo de venda de bens móveis e imóveis. Significa a transferência de domínio de bens públicos a terceiros. Está sujeita à prévia autorização legislativa quando se tratar da alienação de bens imóveis. Nas demais situações, os bens devem ser alienados obrigatoriamente através da modalidade de licitação leilão.

AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA – Despesas com o pagamento do principal e da atualização monetária e cambial referente a operações de crédito internas e externas contratadas.

AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS – Fonte de receita que corresponde à amortização, inclusive dos valores relativos à correção monetária, de empréstimos concedidos.

ANULAÇÃO DO EMPENHO – Cancelamento total ou parcial de importância empenhada.
APLICAÇÕES DIRETAS – Gastos diretos do Governo Municipal em compras ou contratação de obras e serviços, incluindo os gastos de cada órgão com diárias, material de expediente, compra de equipamentos e obras e serviços, entre outros.

AQUISIÇÃO DE ATIVOS – Toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente.

ARRECADAÇÃO – Estágio da Receita Pública subsequente ao lançamento. Consiste no recebimento da receita pelo agente devidamente autorizado e seu recolhimento aos cofres públicos.

ATIVIDADE (ORÇAMENTO) – Conjunto de operações que se realizam de modo contínuo concorrendo para a manutenção da ação do governo, com resultados que geralmente podem ser medidos quantitativa ou qualitativamente.

AUTARQUIA – Serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

AUXÍLIOS – Despesas decorrentes da Lei de Orçamento, referentes à ajuda concedida pelo poder público, para fins diversos, geralmente com objetivos filantrópicos.

BALANÇO – Demonstrativo contábil que apresenta, num dado momento, a situação do patrimônio da entidade pública.

CAPITALIZAÇÃO FUNCIONAL PROGRAMATICA – Agrupamento das ações do governo em grandes áreas de sua atuação, para fins de planejamento, programação e orçamento. Compreende as funções, representando o maior nível de agregação das ações do governo, desdobrando-se em

PROGRAMAS, pelos quais se estabelecem produtos finais, que concorrem à solução dos problemas da sociedade. Podem desdobrar-se em

SUBPROGRAMAS quando necessário para maior especificação dos produtos finais. Programas e/ou subprogramas desdobram-se em PROJETOS e ATIVIDADES, que possibilitam alcançar seus produtos e objetivos. Subprodutos e Subatividades constituem-se no menor nível de desagregação da ação do governo, com destinação de recursos na Lei Orçamentária.

CNPJ (CADASTRO NACIONAL DE PESSOAS JURÍDICAS) – É o cadastro administrado pela Receita Federal do Brasil que registra as informações cadastrais das pessoas jurídicas e de algumas entidades não caracterizadas como tais.

COMPENTÊNCIA TRIBUTÁRIA – Capacidade atribuída a uma entidade estatal para instituir, arrecadar e administrar tributos. É disciplinada e limitada pela Constituição, que determina os tributos de competência privativa ou concorrente da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

CONCORRÊNCIA
Modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase de habilitação, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital da licitação para a execução de seu objeto.

CONCURSO – Modalidade de licitação entre quaisquer interessados, para a escolha de trabalho técnico ou artístico, mediante a instituição de prêmio aos vencedores.

CONTRATO – Acordo ou ajuste em que as partes tenham interesses diversos, normalmente opostos, transferindo entre si algum direito ou se sujeitando a alguma obrigação.

CONTRATO DE REPASSE – É o instrumento utilizado para transferência de recursos financeiros da União para os entes da Federação, por intermédio de instituição financeira oficial federal (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil), destinado à execução de programas governamentais.

CONTRIBUIÇÕES – Transferências destinadas a entidades de direito público ou privado, sem finalidade lucrativa. É concedida em virtude de lei especial, para atender o ônus ou encargo assumido pelo Município.

CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS – Destinadas ao custeio da seguridade social, que compreende a previdência social, a saúde e a assistência social.

CONVENENTE – Órgão da administração direta, autárquica ou fundacional, empresa pública ou sociedade de economia mista, de qualquer esfera de governo, ou organização particular com a qual a administração federal pactua a execução de programa, projeto ou atividade, ou evento mediante a celebração de convênio.

CONVÊNIO – É o instrumento que disciplina os compromissos que devem reger as relações de dois ou mais participantes (Governo Federal e Prefeitura, por exemplo) que tenham interesse em atingir um objetivo comum, mediante a formação de uma parceria.

CONVITE – Modalidade de licitação entre interessados dos ramos pertinentes ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de três pela unidade administrativa, desde que o montante do fornecimento não exceda ao valor fixado em lei. O edital deve ser afixado em local apropriado e a extensão do convite é obrigatória aos interessados que se manifestarem até vinte e quatro horas antes do prazo para apresentação das propostas.

CPF (CADASTRO DE PESSOAS FÍSICAS) – É o documento que identifica o contribuinte pessoa física perante a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). Segundo a lei, cada pessoa pode se inscrever no cadastro somente uma única vez e, portanto, só pode possuir um único número de inscrição.

DECRETO – Todo ato ou resolução emanada de um órgão do Poder Público competente, com força obrigatória, destinado a assegurar ou promover a boa ordem política, social, jurídica, administrativa, ou a reconhecer, proclamar e atribuir um direito, estabelecido em lei, decreto legislativo, decreto do Congresso, decreto judiciário ou judicial. Ato pelo qual o chefe do governo determina a observância de uma regra legal, cuja execução é de competência do Poder Executivo.

DÉFICIT – Excesso de despesa sobre a receita, quer na previsão, quer na realização.

DÉFICIT ORÇAMENTÁRIO – É representado pela diferença a menor entre a execução da receita orçamentária e da despesa orçamentária.

DÉFICIT PRIMÁRIO – É o valor negativo do resultado primário, que corresponde à diferença entre as receitas e despesas não financeiras, ou seja, neste cálculo não são consideradas as aplicações financeiras, operações de crédito, amortização de empréstimos, alienação de bens, juros e encargos da dívida, concessão de empréstimos e amortização da dívida.

DESPESA EMPENHADA – Valor do crédito orçamentário ou adicional utilizado para fazer face a compromisso assumido. Representa o primeiro estágio da despesa orçamentária.

DESPESA LIQUIDADA – É o segundo estágio da despesa orçamentária. A liquidação da despesa é, normalmente, processada pelas Unidades Executoras ao receberem o objeto do empenho (o material, serviço, bem ou obra). Conforme previsto no art. 63 da Lei nº 4.320/1964, a liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem como objetivos: apurar a origem e o objeto do que se deve pagar; a importância exata a pagar; e a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação. A liquidação das despesas com fornecimento ou com serviços prestados terão por base: o contrato, ajuste ou acordo respectivo; a nota de empenho; e os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.

DESPESA PAGA – O pagamento refere-se ao terceiro estágio da despesa orçamentária. Consiste na entrega de numerário ao credor e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa. A Lei nº 4.320/1964, em seu art. 64, define ordem de pagamento como sendo o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja paga.

DESPESA PÚBLICA – É a aplicação de recursos do Município para custear os serviços de ordem pública ou para investir no próprio desenvolvimento econômico do Município. É o compromisso de gasto dos recursos públicos, autorizados pelo Poder competente, com o fim de atender a uma necessidade da coletividade prevista no orçamento.

DESPESAS CORRENTES – As realizadas com a manutenção dos equipamentos e com o funcionamento dos órgãos. Classificam-se nesta categoria todas as despesas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

DESPESAS DE CAPITAL – As realizadas com o propósito de formar e/ou adquirir ativos reais, abrangendo, entre outras ações, o planejamento e a execução de obras, a compra de instalações, equipamentos, material permanente, títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer natureza, bem como as amortizações de dívida e concessões de empréstimos, aumentando, dessa forma, sua riqueza patrimonial.

DESPESAS DE CUSTEIO – As necessárias à prestação de serviços e à manutenção da ação da administração como, por exemplo, o pagamento de pessoal, de material de consumo e a contratação de serviços de terceiros.

DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES – São despesas de exercícios encerrados, para os quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, mas que não tenham sido processados na época própria. Representam, ainda, os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente, que poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminadas por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica. (art. 37, Lei nº4.320, de 17 de março de 1964).

DESPESAS DE PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS – Despesas com o pagamento pelo efetivo exercício do cargo ou do emprego ou de função de confiança no setor público, quer civil ou militar, ativo ou inativo, exceto aqueles prestados sob condição de estagiários e por pessoas físicas sem vínculo empregatício, bem como as obrigações de responsabilidade do empregador.

DOCUMENTO DE ARRECADAÇÃO DE RECEITAS MUNICIPAIS (DARM) – Permite registrar a arrecadação de receitas municipais efetivadas pelos Órgãos e Entidades, por meio de recolhimento nos bancos conveniados com a Secretaria Municipal de Fazenda.

DISPENSA DE LICITAÇÃO – Dispensa de licitação é a possibilidade de celebração direta de contrato entre a Administração e o particular, nos casos estabelecidos no art. 24, da Lei 8.666/93.

DÍVIDA ATIVA – É a inscrição que se faz em conta de devedores, relacionadas a tributos, multas e créditos da Fazenda Pública, lançados mas não cobrados ou não recolhidos no exercício de origem.

DÍVIDA FUNDADA PÚBLICA – Montante total apurado sem duplicidade das obrigações financeiras do ente da federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses.
DÍVIDA FLUTUANTE PÚBLICA – Aquela contraída pelo Município, por um breve e determinado período de tempo, quer como administrador de terceiros, confiados à sua guarda, quer para atender às momentâneas necessidades de caixa (segundo a Lei nº 4.320/64, a dívida flutuante compreende os restos a pagar, excluídos os serviços de dívida, os serviços de dívida a pagar, os depósitos e os débitos de tesouraria).

DÍVIDA PÚBLICA – Compromissos de entidade pública decorrentes de operações de créditos, com o objetivo de atender às necessidades dos serviços públicos, em virtude de orçamentos deficitários, em curto prazo, ou para a realização de empreendimentos de vulto, em que se justifica a emissão de um empréstimo a longo prazo, por meio de obrigações e apólices. Os empréstimos que caracterizam a dívida pública são de curto ou longo prazo.

DÍVIDA PÚBLICA MOBILIÁRIA – Dívida pública representada por títulos emitidos pela União, Estados e Municípios.

DISPONIBILIDADE FINANCEIRA – Diferença entre o ativo e o passivo financeiro no final do exercício.

DOTAÇÃO – Limite de crédito consignado na lei de orçamento ou crédito adicional, para atender determinada despesa.

DOTAÇÃO ATUALIZADA – Dotação inicial constante da Lei Orçamentária Anual mais os créditos adicionais abertos e/ou reabertos durante o exercício, menos as anulações correspondentes.

DOTAÇÃO INICIAL – Representa o valor da dotação inicial constante da Lei do Orçamento Anual.

DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA – Importância consignada no orçamento ou em crédito adicional, para atender determinada despesa.

ELEMENTO DE DESPESA – Desdobramento da despesa com pessoal, material, serviços, obras e outras meios de que se serve a administração pública para a consecução dos seus fins.

EMPENHO – Ato emanado de autoridade competente, que cria para o Estado a obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição; a garantia de que existe o crédito necessário para a liquidação de um compromisso assumido. Representa o primeiro estágio da despesa orçamentária. É registrado no momento da contratação do serviço, aquisição do material ou bem, obra e amortização da dívida. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. Os empenhos podem ser classificados em:
• Ordinário: tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;
• Estimativo: empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros;
• Global: empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.
O empenho poderá ser reforçado quando o valor empenhado for insuficiente para atender à despesa a ser realizada, e, caso o valor do empenho exceda o montante da despesa realizada, o empenho deverá ser anulado parcialmente. Ele será anulado totalmente quando o objeto do contrato não tiver sido cumprido, ou ainda, no caso de ter sido emitido incorretamente. Documento contábil envolvido nessa fase: NE (Nota de Empenho).

EMPRESA PÚBLICA – Entidade empresarial, com personalidade jurídica de direito privado e participação única do Poder Público no seu capital e direção, na forma da lei, sendo de propriedade única do Município. É pessoa jurídica de direito privado, sem privilégios estatais, salvo as prerrogativas que a lei especificar em cada caso particular, para a realização das atividades desejadas pelo Poder Público.

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE – Despesas orçamentárias com aquisição de aeronaves; aparelhos de medição; aparelhos e equipamentos de comunicação; aparelhos, equipamentos e utensílios médicos, odontológicos, laboratoriais e hospitalares; aparelhos e equipamentos para esporte e diversões; aparelhos e utensílios domésticos; armamentos; coleções e materiais bibliográficos; embarcações, equipamentos de manobra e patrulhamento; equipamentos de proteção, segurança, socorro e sobrevivência; instrumentos musicais e artísticos; máquinas, aparelhos e equipamentos de uso industrial; máquinas, aparelhos e equipamentos gráficos e equipamentos diversos; máquinas, aparelhos e utensílios de escritório; máquinas, ferramentas e utensílios de oficina; máquinas, tratores e equipamentos agrícolas, rodoviários e de movimentação de carga; mobiliário em geral; obras de arte e peças para museu; semoventes; veículos diversos; veículos ferroviários; veículos rodoviários; outros materiais permanentes.

ESTÁGIOS DA DESPESA – Os estágios da despesa são: empenho, liquidação e pagamento.

ESTÁGIOS DA RECEITA – Os estágios da receita são: lançamento, arrecadação e recolhimento.

ESTIMATIVA DA RECEITA – A estimativa da receita é realizada visando determinar antecipadamente o volume de recursos a ser arrecadado num dado exercício financeiro, possibilitando uma programação orçamentária equilibrada.

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA DESPESA – Utilização dos créditos consignados no Orçamento e nos créditos adicionais, visando à realização dos projetos e/ou atividades atribuídos às unidades orçamentárias.

EXERCÍCIO FINANCEIRO – Período correspondente à execução orçamentária, financeira e patrimonial. No Brasil, coincide com o ano civil.

FAVORECIDOS – São identificados como Favorecidos os Órgãos ou Empresas Privadas e Pessoas Físicas que receberam recursos públicos do Município, independentemente da origem desses valores.

FONTE DE RECURSO – Indica a origem de recursos orçamentários transferidos para um determinado Órgão/Entidade, destinados à manutenção das suas atividades permanentes programadas.

FUNÇÃO – Representa o maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor público. Exemplo: Saúde, Educação etc.

FUNDAÇÃO PUBLICA – Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada por lei para o desenvolvimento de atividades de interesse público, como educação, cultura e pesquisa, com autonomia administrativa, patrimônio próprio e funcionamento custeado, basicamente, por recursos do Poder Público, ainda que sob forma de prestação de serviços.

FUNDO – Conjunto de recursos com a finalidade de desenvolver ou consolidar, por meio de financiamento ou negociação, uma atividade pública específica.

FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS (FPM) – Modalidade de transferência constitucional de recursos financeiros da União para os Municípios, previstos na Constituição Federal no art. 159, inciso I, alínea “b”. O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é constituído de 22,5% da arrecadação líquida (arrecadação bruta deduzida de restituições e incentivos fiscais) do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo com o número de habitantes.

GRUPO DE DESPESA – Classificação da despesa quanto à sua natureza, compreendendo os grupamentos, a saber:
1 – Pessoal e Encargos Sociais;
2 – Juros e Encargos da Dívida
3 – Outras Despesas Correntes;
4 – Investimentos;
5 – Inversões Financeiras;
6 – Amortização da Dívida
IMPOSTOS – Tributos cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica em relação ao contribuinte. Basicamente, os fatos geradores de impostos são:
Patrimônio: tributado por impostos diretos como, por exemplo, o IPTU, o IPVA e o ITR;
Renda: tributada por impostos diretos, cuja base de cálculo é constituída pelos fluxos anuais de rendimentos;
Consumo: compra e venda de mercadorias e serviços (IPI, ICMS, ISS).

INEXIBILIDADE E LICITAÇÃO – Modalidade que a Lei de Licitações desobriga a Administração de realizar o procedimento licitatório, por inviabilidade de competição. Se não há competidores, não é necessária a licitação. As contratações mais comuns são aquelas em que a Administração só encontra um fornecedor ou o representante comercial é exclusivo.

INTERVENIENTE – Órgão da administração pública direta e indireta de qualquer esfera do governo, ou entidade privada que participa do convênio para manifestar consentimento ou assumir obrigações em nome próprio.

INVERSÕES FINANCEIRAS – Caracteriza a despesa com a aquisição de imóveis ou bens de capital já em utilização e também à aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital e com a constituição ou aumento do capital de entidades ou empresas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operações bancárias ou de seguros.

INVESTIMENTOS – Denominação de despesa destinada ao planejamento e execução de obras, inclusive as destinadas à aquisição de imóveis considerados necessários à realização de obras, bem como a programas especiais de trabalho, aquisição de instalações, equipamentos e material permanente e constituição ou aumento de capital de empresas que não sejam de caráter comercial ou financeiro.

JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA – Despesas orçamentárias com o pagamento de juros, comissões e outros encargos de operações de crédito internas e externas contratadas, bem como da dívida pública mobiliária.

JUROS SOBRE A DÍVIDA CONTRATUAL – Despesas com juros referentes a operações de crédito (internas e externas) efetivamente contratadas e parcelamento de dívidas reconhecidas junto a órgãos federais.

LANÇAMENTO – Ato administrativo que visa liquidar a obrigação tributária, por meio da identificação do fato gerador ocorrido, determinação do sujeito passivo, mensuração da base de cálculo e aplicação de alíquota.

LEI DE LICITAÇÕES – Lei nº 8.666, de 1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (LDO) – Lei que compreende às metas e prioridades da Administração Pública Municipal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL – Define as responsabilidades e deveres do administrador público em relação aos orçamentos da União, dos Estados e dos Municípios, bem como os limites de gastos com pessoal, proibindo a criação de despesas de duração continuada sem uma fonte segura de receitas. Introduziu restrições orçamentárias na legislação brasileira e criou a disciplina fiscal para os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. Lei Complementar Nº 101, de 04 de Maio de 2000.

LEILÃO – Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos, a quem oferecer maior lance, igual ou superior ao da avaliação.

LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) – Lei especial que contém a discriminação da receita e da despesa pública, de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.

LICITAÇÃO – Processo pelo qual o poder público adquire bens e/ou serviços destinados à sua manutenção e expansão. São modalidades de licitação:
• convite
• tomada de preços
• concorrência pública
• leilão e concurso público
Também existe a modalidade pregão instituída pela Lei 10.520 de 17 de julho de 2002.

LIQUIDAÇÃO – Verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

MATERIAL DE CONSUMO – Aquele cuja duração é limitada a curto lapso de tempo. Exemplos: artigos de escritório, de limpeza e higiene, material elétrico e de iluminação, gêneros alimentícios, artigos de mesa, combustíveis etc.

MATERIAL PERMANENTE – Aquele de duração superior a dois anos. Exemplos: mesas, máquinas, tapeçaria, equipamentos de laboratórios, ferramentas, veículos, semoventes etc.

MODALIDADE DE APLICAÇÃO – Classificação da natureza da despesa que traduz a forma como os recursos serão aplicados pelos órgãos/entidades, podendo ser diretamente pelos mesmos ou sob a forma de transferências a outras entidades públicas ou privadas que se encarregarão da execução das ações.

MULTA – Pena pecuniária imposta ao contribuinte faltoso para com a obrigação tributária.

MULTA E JUROS DE MORA – São receitas oriundas de penalidades pecuniárias decorrentes da inobservância de normas.

NÃO SUJEITO (À LICITAÇÃO) – Despesas que não se sujeitam à Lei Federal nº 8.666/93, tais como: despesas com pessoal e encargos sociais; juros, encargos e amortização da dívida; obrigações tributárias e contributivas; etc.

NATUREZA DE DESPESA – Os artigos 12 e 13 da Lei nº 4.320, de 1964, tratam da classificação da despesa por categoria econômica e elementos. Atualmente, os itens estão discriminados no Anexo II da Portaria Interministerial STN/SOF nº 163, de 04 de maio de 2001. O conjunto de informações que formam o código é conhecido como classificação por natureza de despesa e informa a categoria econômica, o grupo a que pertence, a modalidade de aplicação e o elemento.

NOTA DE EMPENHO – Registro de eventos vinculados ao comprometimento da despesa, na base do empenho.

OBJETO DO CONTRATO – A declaração de objeto deve indicar, de modo sucinto, preciso, suficiente e claro, o meio pelo qual um determinado objetivo da Administraço deverá ser satisfeito, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem ou frustrem a competição ou a realização do fornecimento. Suas partes essenciais são: a declaração do objeto como exclusivamente prestação de serviços, vedada a caracterização exclusiva do objeto como fornecimento de mão-de-obra; o núcleo imutável do objeto; os quantitativos; e o prazo.

OBJETO DO CONVÊNIO – Meio pelo qual foi pactuado o convênio entre o concedente e o convenente beneficiado.

OBRIGAÇÕES PATRONAIS – Despesas com encargos que a administração deverá atender pela sua condição de empregadora e resultantes de pagamento de pessoal, tais como: despesas com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço; de contribuições para Institutos de Previdência, inclusive juros e multas de mora; pessoal comissionado sem vínculo com o Município.

OPERAÇÃO DE CRÉDITO – Recursos decorrentes de compromissos assumidos pela administração pública provenientes da colocação de títulos públicos ou da contratação de empréstimos e financiamentos obtidos junto a entidades públicas ou privadas, internas ou externas, com o objetivo de financiar seus projetos e/ou atividades.

ORÇAMENTO FISCAL – Integra a Lei Orçamentária Anual e refere-se ao orçamento dos poderes do Município, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL – Integra a Lei Orçamentária Anual e abrange todas as entidades, fundos e fundações de administração direta e indireta, instituídos e mantidos pelo Poder Público, vinculados à Seguridade Social.

ORÇAMENTO PÚBLICO – Lei de iniciativa do Poder Executivo que estima a receita e fixa a despesa da administração pública. É elaborada em um exercício para, depois de aprovada pelo Poder Legislativo, vigorar no exercício seguinte.

ORDEM DE PAGAMENTO – A Lei nº 4.320/1964, em seu art. 64, define ordem de pagamento como sendo o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja paga.

ÓRGÃO – Denominação dada às Secretarias do Município, as quais estão vinculadas as respectivas Unidades Orçamentárias.

OUTRAS DESPESAS CORRENTES – Despesas orçamentárias com aquisição de material de consumo, pagamento de diárias, contribuições, subvenções, auxílio-alimentação, auxílio-transporte, além de outras despesas da categoria econômica “Despesas Correntes” não classificáveis nos demais grupos de natureza de despesa.

OUTRAS DESPESAS DE CAPITAL – Despesas de capital não classificáveis como “Investimentos”, “Inversões Financeiras” ou “Amortização da Dívida”.

OUTRAS RECEITAS CORRENTES – Fonte de receita não classificáveis no grupo de “Receitas Correntes”, tais como, multas, juros de mora, indenizações, restituições, receitas da dívida ativa e receitas diversas.

PAGAMENTO – O pagamento consiste na entrega de numerário ao credor e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa. A Lei nº 4.320/1964, em seu art. 64, define ordem de pagamento como sendo o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja paga.

PENSÕES – Despesas com pensionistas civis e com pensões especiais dispendidas pelo Poder Público, na forma da lei. As pensões especiais devem ser classificadas no grupo de despesa Outras Despesas Correntes.

PESSOA FÍSICA – É a pessoa natural, isto é, todo indivíduo (homem ou mulher), desde o nascimento até a morte. A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida.

PESSOA JURÍDICA – É a entidade abstrata com existência e responsabilidade jurídicas como, por exemplo, uma associação, empresa, companhia, legalmente autorizadas. Podem ser de direito público (União, Unidades Federativas, Autarquias etc.), ou de direito privado (empresas, sociedades simples, associações etc.).

PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS – Despesa com o pagamento pelo efetivo serviço exercido de cargo/emprego ou função no setor público quer civil, ativo ou inativo, bem como as obrigações de responsabilidade do empregador.

PLANO PLURIANUAL – Lei que estabelece de forma regionalizada as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. Vigora por quatro anos, sendo elaborado no primeiro ano do mandato, abrangendo até o primeiro ano do mandato seguinte.

PRECATÓRIO – Despesas decorrentes de sentenças judiciais, de pagamento obrigatório.

PREGÃO ELETRÔNICO – O pregão, na forma eletrônica, como modalidade de licitação do tipo menor preço, realizar-se-á quando a disputa pelo fornecimento de bens ou serviços comuns for feita a distância em sessão pública, por meio de sistema que promova a comunicação pela internet. A modalidade eletrônica é regulamentada pelo Decreto Federal 5.450, de 31 de maio de 2005.

PRESTAÇÃO DE CONTAS – Ato administrativo através do qual o ordenador de despesas justifica formalmente,seja anualmente, no fim de gestão ou em outras épocas, o bom e regular emprego dos recursos públicos em conformidade das leis, regulamentos e demais normas administrativas, orçamentárias e financeiras (art. 93, Decreto-lei 200/67). A prestação de contas consiste em apresentar à entidade competente interna (Contabilidade ou Auditoria) ou externa (Legislativo ou Tribunal de Contas) documentação adequada, sobretudo os balanços financeiro e orçamentário. Cabe ao Chefe do Poder Executivo prestar contas do exercício anterior, anualmente, ao Legislativo, dentro de 60 dias após a abertura da sessão legislativa (art. 84, XXIV, CF). As contas prestadas serão objeto de parecer prévio do Tribunal de Contas, elaborado em 60 dias a contar do seu recebimento (art. 71, I, CF e art. 82, § 1º, Lei 4.320/64).

PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA – A previsão orçamentária é, além de ato de planejamento das atividades financeiras do Município, ato de caráter jurídico, “criador de direitos e de obrigações”.

PRINCIPAL DA DÍVIDA MOBILIÁRIA – Despesas com o resgate de títulos emitidos pelo Tesouro. Despesas com correção sobre títulos de emissão do Tesouro.

PRINCIPAL DA DÍVIDA CONTRATUAL – Despesas com a amortização da dívida pública interna e externa efetivamente contratada e parcelamento de dívidas reconhecidas junto a órgãos municipais.

PROGRAMA DE TRABALHO – Expressão utilizada para caracterizar o fato de que o orçamento contém o conjunto de ações a ser implementado pela Administração Pública. Encontra-se materializado nos títulos dos projetos/atividades orçamentários e deve ser apresentado conforme a classificação funcional programática.

PROJETO – Instrumento cuja programação deve ser articulada e compatibilizada com outros, para alcançar os objetivos de um programa, envolvendo um conjunto de operações limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou aperfeiçoamento da ação do governo.

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA – Previsão da Receita e Despesa para um exercício. No caso do Município, materializa o Projeto de Lei Orçamentária encaminhado pelo Poder Executivo à Câmara Municipal. Compõe-se da mensagem, projeto de Lei do Orçamento Anual, tabelas explicativas contendo receita e despesa arrecadadas nos exercícios anteriores e previstas para o exercício seguinte e a especificação dos programas de trabalho, custeados por dotações globais (art. 22, Lei 4.320/64).

REALIZAÇÃO – Ato de apropriação de receitas ou liquidação de despesas de responsabilidade de um Órgão/Entidade.

RECEITA ORÇAMENTÁRIA – Recursos auferidos na gestão, a serem computados na apuração do resultado do exercício, desdobrados nas categorias econômicas de Receitas Correntes e Receitas de Capital.

RECEITAS CORRENTES – Receitas Orçamentárias Correntes são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Município, em geral com efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações orçamentários, com vistas a satisfazer finalidades públicas. De acordo com o § 1º do art. 11 da Lei nº 4.320, de 1964, classificam-se como Correntes as receitas provenientes de Tributos; de Contribuições; da exploração do patrimônio estatal (Patrimonial); da exploração de atividades econômicas (Agropecuária, Industrial e de Serviços); de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes (Transferências Correntes); por fim, demais receitas que não se enquadram nos itens anteriores (Outras Receitas Correntes).

RECEITA DE SERVIÇOS – Fonte de receita que corresponde às atividades caracterizadas pela prestação de serviços tais como de transporte, saúde, comunicação, portuários, armazenagem, de inspeção e fiscalização, judiciários, de processamento de dados, entre outros.

RECEITA DE CONCESSÕES E PERMISSÕES – Registra o valor da arrecadação de receitas originadas da concessão ou permissão ao particular do direito de exploração de serviços públicos, os quais estão sujeitos ao controle, fiscalização e regulação do poder público.
RECEITA DE ALIENAÇÃO DE BENS – É o ingresso proveniente da venda de bens móveis (títulos, mercadorias, bens inservíveis ou desnecessários e outros) ou imóveis de propriedade do ente público.
RECEITA INDUSTRIAL – Fonte de receita que corresponde às atividades industriais, entre as quais estão a extrativa mineral, de transformação, editorial, gráfica, produção de energia elétrica e serviços de saneamento.

RECEITA PATRIMONIAL – Corresponde ao resultado financeiro decorrente da fruição de bens mobiliários, imobiliários ou de participações societárias. Incluem-se, aqui, os aluguéis, arrendamentos, juros e correção monetária de títulos de renda e investimentos financeiros, dividendos e outras receitas resultantes da participação no capital de empresas, bem como ágios na colocação de títulos.

RECEITA TRIBUTÁRIA – Corresponde à arrecadação de tributos, abrangendo os impostos, as taxas e as contribuições de melhoria.

RECEITA PREVISTA – É a estimativa do que se espera arrecadar durante o exercício (projeções).

RECEITAS DE CAPITAL – São receitas provenientes tanto da realização de recursos financeiros oriundos da constituição de dívidas e da conversão, em espécie, de bens e direitos, quanto de recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado e destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital.

RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES – É o ingresso proveniente de contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de intervenção nas respectivas áreas.

RECEITA EXTRA ORÇAMENTÁRIA – Valores provenientes de toda e qualquer arrecadação que não figure no orçamento e, consequentemente, toda arrecadação que não constitui renda do Município.

RECEITAS IMOBILIÁRIAS – São provenientes da utilização, por terceiros, de bens imóveis pertencentes ao setor público.

RECEITA ORÇAMENTÁRIA – Valores constantes do orçamento, caracterizada conforme o art. 11 da Lei nº 4.320/64.

RECEITAS DE OPERAÇÕES INTRAORÇAMENTÁRIAS – Operações intraorçamentárias são aquelas realizadas entre órgãos e demais entidades da Administração Pública integrantes do orçamento fiscal e do orçamento da seguridade social do mesmo ente federativo; por isso, não representam novas entradas de recursos nos cofres públicos do ente, mas apenas movimentação de receitas entre seus órgãos.

RECEITAS PRÓPRIA – As arrecadações pelas entidades públicas em razão de sua atuação econômica no mercado. Estas receitas são aplicadas pelas próprias unidades geradoras.

RECEITAS PÚBLICA – Montante dos ingressos financeiros aos cofres públicos em decorrência da instituição e cobrança de tributos, taxas contribuições (receita derivada) e também das decorrentes da exploração do seu patrimônio (receita originária), que serve para custear as despesas públicas e as necessidades de investimentos públicos.

RECOLHIMENTO – É o ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diariamente ao Tesouro público o produto da arrecadação.

RESERVA DE CONTINGÊNCIA – Dotação global não especificamente destinada a determinado órgão, unidade orçamentária, programa ou categoria econômica, cujos recursos serão utilizados para abertura de créditos adicionais.

RESTOS A PAGAR – Representam as despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro, distinguindo-se as despesas processadas das não processadas. Entende-se por processadas as despesas liquidadas e não processadas, as não liquidadas.

RESTOS A PAGAR PAGOS – Representam os Restos a Pagar, inscritos em exercícios anteriores, pagos no exercício corrente.

RESULTADO NOMINAL – É o resultado que expressa o valor da variação da dívida fiscal líquida de um determinado setor público em um período de tempo. Entendem-se como dívida líquida, os saldos da dívida consolidada apurada contabilmente, deduzindo-se a Disponibilidade de Caixa, Aplicações Financeiras e Demais Ativos Financeiros.

RESULTADO PRIMÁRIO – É o resultado que expressa a situação das contas de um determinado setor público em um período de tempo, através da apuração da diferença entre um conjunto de Receitas e um conjunto de Despesas não Financeiras. Seu objetivo é avaliar como as contas públicas estão sendo organizadas, do ponto de vista do montante das disponibilidades financeiras antes da repercussão dos encargos financeiros, decorrentes dos compromissos assumidos pelo Governo. O Resultado primário pode apontar déficit ou superávit.

RETENÇÕES – Representam valores deduzidos dos pagamentos a título de tributos (INSS, ISS, IR, CSLL, COFINS e PIS-PASEP), descontos, multas e taxas.

RIO TRANSPARENTE – É um canal pelo qual o cidadão pode acompanhar todos os pagamentos orçamentários e extra orçamentários realizados pelo governo municipal. Estão disponíveis também informações sobre os recursos municipais arrecadados com o detalhamento de sua origem e os desdobramentos subsequentes.

SEGURIDADE SOCIAL – Conjunto integrado de ações de iniciativa do Poder Público e da sociedade destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA – Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para o exercício de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria ao Poder Público.

SUBVENÇÃO ECONÔMICA – Transferências destinadas a cobertura dos déficits de manutenção das empresas públicas de natureza autárquica ou não, assim como as dotações destinadas a cobrir a diferença entre os preços de mercado e os preços de revenda.

SUBVENÇÃO SOCIAL – Dotações destinadas a cobrir despesas de instituições privadas de caráter assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa.

SUPERÁVIT FINANCEIRO – Diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais e as operações de créditos a eles vinculados.

SUPERÁVIT ORÇAMENTÁRIO – Acontece quando a soma das receitas estimadas for maior que às das despesas orçamentárias previstas.

TAXA – Espécie de tributo que os indivíduos pagam ao Estado, em razão do exercício do Poder de Polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição.

TERMO ADITIVO – Instrumento elaborado com a finalidade de alterar itens de contratos, convênios ou acordos firmados pela administração pública.

TOMADA DE PREÇOS – Modalidade de licitação realizada entre interessados previamente cadastrados, observada a necessária qualificação.

TRANSFERÊNCIAS CORRENTES – Dotações destinadas a terceiros sem a correspondente prestação de serviços incluindo as subvenções sociais, os juros da dívida, a contribuição de previdência social etc.

TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL – Dotações para investimentos ou inversões financeiras que outras pessoas de direito público ou privado devam realizar, independente de contraprestação direta em bens ou serviços, constituindo essas transferências auxílios ou contribuições, segundo derivem da lei de orçamento ou de lei especial anterior, bem como as dotações para amortização da dívida pública.

TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS – Receitas recebidas através de transferências de convênios firmados com o sem contraprestação de serviços.

TRANSFERÊNCIAS INTRA-GOVERNAMENTAIS – Transferências feitas no âmbito da Administração Municipal. Podem ser a autarquias, fundações, fundos, empresas e a outras entidades autorizadas em legislação específica.

TRANSFERÊNCIAS INTER-GOVERNAMENTAIS: – Transferências feitas entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

TRANSFERÊNCIAS CONSTITUCIONAIS – São transferências, previstas na Constituição Federal, de parcelas das receitas federais arrecadadas pela União e que devem ser repassadas aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. Dentre as principais transferências da União para os Estados, o DF e os Municípios, previstas na Constituição, destacam-se o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

TRANSFERÊNCIAS DESTINADAS AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) – São transferências tratadas separadamente por conta da relevância do assunto, por meio da celebração de convênios, de contratos de repasses e, principalmente, de transferências fundo a fundo. O SUS compreende todas as ações e serviços de saúde estatais das esferas federal, estadual, municipal e distrital, bem como os serviços privados de saúde contratados ou conveniados. Os valores são depositados diretamente do Fundo Nacional de Saúde aos fundos de saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal.

TRANSFERÊNCIAS LEGAIS – São as parcelas das receitas federais arrecadadas pela União, repassadas aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, previstas em leis específicas. Essas leis determinam a forma de habilitação, a transferência, a aplicação dos recursos e como deverá ocorrer a respectiva prestação de contas.

TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS – São os recursos financeiros repassados pela União aos Estados, Distrito Federal e Municípios em decorrência da celebração de convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos similares, cuja finalidade é a realização de obras e/ou serviços de interesse comum. A Transferência Voluntária é a entrega de recursos a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

TRIBUTO – Receita instituída pela União, pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições de melhoria, nos termos da Constituição e das leis vigentes em matéria financeira. A Constituição de 1988 colocou as contribuições sob o mesmo regime constitucional dos tributos em geral, às quais são aplicadas as normas gerais de legislação tributária e os princípios da legalidade, irretroatividade e anterioridade.

UNIDADE ADMINISTRATIVA – Segmento da administração direta ou indireta ao qual a lei orçamentária anual não consigna recursos.

UNIDADE ORÇAMENTÁRIA – É a repartição da Administração Municipal a quem o orçamento consigna dotações específicas para a realização de seus programas de trabalho.

VALOR DO CONVÊNIO – É o valor correspondente à participação do concedente.

VALOR DA CONTRAPARTIDA (CONVÊNIO) – Valor correspondente à participação do convenente no convênio, para a execução do objeto

VENCIMENTOS E VANTAGENS FIXAS – PESSOAL CIVIL – Despesas com vencimentos do servidor público civil com subsídios e com vantagens, cuja temporalidade de pagamento tenha caráter permanente enquanto durar a situação do cargo, função, local e tempo de serviço, inclusive as despesas com abono de férias, 13º salário e as pagas por decisão judicial (subsídios, vencimentos e vantagens dos cargos de provimento efetivo e em comissão, gratificação natalina e outros vencimentos e vantagens fixas do pessoal civil).

COMENTÁRIOS

Nome

13 salário 2014 39º BPM 54ªDP 64ªDP AACD abandono Abelardo Tenório Abeu Aborto abuso sexual Academia ação ação global Ação Social acidente acidente de moto acidente de trem acidente em Belford Roxo acontecimento acusado acusado de estupro Adoção Adote um amigo Adriano Cor Adriano Lemos Adriano Oliveira adutora advogado Aécio Neves aeromóvel aeronáutica AFIRBEL agentes de trânsito Agressão água Água Santa águas Alagamento alagamento em Belford Roxo alagamentos Alcides 2016 Alcides Rolim Alcides Rolim multado álcool líquido alerj alerta de chuvas Alerta máximo Alessandro Calazans Alex Cordeiro Alexandre Cardoso Algacir Moulim alpino altos salários alunos alyne Ambulância ameaças Américo Batista Amigos da Bola Amsia Motors Ana Balardim Ana Costa Anatel Andrade de Araújo André Corrêa Andrea Zito Andreia Maria Angolano animais animais silvestres anistia anitta aniversariante aniversário aniversário da Baixada anjinho Ano letivo ano novo Anthony Garotinho Antônio Antônio Francisco Bonfim Antonio Tolentino anula linhas de ônibus anúncios Anvisa apa apae Apagão apartamentos aposentado apple apps apreensão apreensão de armas aprendiz aprovados Arco Metropolitano Areia Branca arma Armandinho Penélis Armas arqueologia arrastão Arrastão em Belford Roxo arrombamento arte artes artesanato artesões árvore cai árvore de natal asfalto asfalto na porta assaltante Assalto assalto a farmácia assaltos assassinada assassinado assassinato Assistência Social Associação de Moradores atelier atentado aterro de Belford Roxo aterro municipal de Belford Roxo Aterro sanitário Átila Nunes Atletismo ator Atores atraso na linha Belford Roxo atropelamento auditor fiscal auditoria aulas aumento aumento crimes aumento da passagem de ônibus aumento de salário aumento de salário do governador aumento do imposto aumento gasolina aumento salário prefeito aumento tributos auto escola automobilismo virtual automóvel Autuado auxilio Av. Automóvel Clube avc Avenida Airton Senna avenida Brasil avenida General Miller Azulão Azulão da Baixada B.Roxo Babi Bafinho Baile Funk bairro Bairro Boa Esperança bairro da luz Bairro das Graças bairro das Pedrinhas bairro Heliópolis Bairro Itaipú Bairro Jardim Cristina Bairro Novo Bairro Prata Bairro Vasco bairro Vilar Novo bairro Wona baixada Baixada Fluminense baixar app baixar apps balacobaco balanço de governo Balão balão cai balé baleada baleado Baleia Azul baliza baloeiros balões Bamba Banco do Brasil bancos bancos em greve Banda Larga Bandas Bandido bandidos bandidos roubam caixa eletrônico bando Bangu bar Barack Obama baratas barragem barreira fiscal barricadas Barro Vermelho basquete batalha do passinho Bayer Bayer do Brasil Bayer Esporte Clube beach Handball Bebe Bebê Bebê caiu Bebê morre em incêndio bebê morto bebê no lixo Bebezão Beford Roxo Beija Flor Bela Vista beleza Beleza de corpo Belford Roxo belford roxo campeão de mortes Belford Roxo em alerta Belford Roxo FC Belford roxo sem água Belford Roxo sem luz belforroxense Beltáxi Beltrame Bem Estar Benedita da silva benefício Berg´s Bergs Beto Almada biblioteca Bigode Grosso Biguaçú bijuterias bilhete único biodiversidade biossegurança bisavó Bispo Luciano Bergamim Black Friday blitz blocos blog Bloqueio BNDS Boa do Samba Boate Kiss boato Boca de Fumo Boca de urna bola cheia bola cheia x bola murcha bola murcha Boldrim bolsa de estudo Bolsa Família bolshoi Bolsonaro Bom Pastor bomba caseira bombeiro Bombeiros bonde do bigode Bons amigos Bope Bornier braço cortado bradesco Bragança braille Brasão Brasil brasileirao Brasileirão 2014 Brasileirão 2015 Brasileirão de Belford Roxo Brasília Brayan Lima Brazão briga briga de vizinhos brincadeiras Brinquedos quebrados BRT Bruce Buffer da Baixada Bruno Nunes bullying Buraco buracos Burger King Burger King carrefour Belford Roxo Burger King de Belford Roxo Busca ativa C&A Caarj cabeleireiro cabelo Cabine da PM Cabral cacá guiedes caça-níqueis caçamba de lixo cachorro cachorro roubado Cadastro único Cadeira de rodas Cadeirantes cadeiras de rodas caderno café comunitário café da manhã CAI caindo aos pedaços caixa d'água Caixa Econômica Caixa eletrônico Caixa incendiado calçadão Calçados Calendário escolar Calendário Escolar 2013 Califas calor calor em Belford Roxo Câmara de Belford Roxo Câmara de vereadores Câmara de vereadores de Belford Roxo Câmera de segurança Camilly Rosa caminhada pela paz caminhão apreendido Caminhão da Ciência Caminhão de Lixo caminhão perde freio caminhão roubado Caminhões barrados caminhões de lixo camisinha Campanha contra a dengue Campanha contra a gripe campanha solidária campeão Brasileiro Campeões da Alerj Campeonato Campeonato de futebol Campeonato Iguaçuano campo Campo do Heliópolis Campo Grande Canal da Prata Canal do Outeiro câncer de Mama Candidato a presidente candidato Alcides Rolim candidatos a deputado Candomblé Canos da Cedae cantor cão caos Capoeira capoeiristas Caprichosos de Pilares captar Cara de Nada caravana cultural sesi Caravana da Liberdade Shows caravele carbonizado cárcere privado cardápio Cardápio escolar carga roubada cargos Carlão Carlinhos do Ferreira Carlos Henrique Jean Carlos Minc Carnaval Carnaval 2013 Carnaval 2013 de Belford Roxo carnaval 2014 carnaval 2015 carnaval 2016 carnaval 2017 carnaval 2018 carne Carol Nobre Carrapato Carrefour carreira profissional carro Carro cai em buraco carro cai no canal carro capota carro com bebê carro encontrado carro explode carro incendiado CARRO PEGA FOGO Carro Roubado Carteira de Habilitação carteira falsa carteiro cartões de crédito cartórios Casa da cultura Casa de Cultura Casa de passagem casa de saúde Nossa senhora da glória Casa e Vídeo casa lotérica casa pega fogo casa própria casal rio das ostras casamento Casas Bahia casos de estupro cassado Castelar Castelinho castelinho de Belford Roxo católico cavalgada de São Jorge CCR Nova Dutra CCS cd solo CEAMBEL CEDAE Cederj CEFORH CEG celular cemitério Cemitério da solidão cemitério Inhaúma cemitério israelita Centro centro cultural Centro Cultural Donana centro de Belford Roxo Centro de Cidadania Vida Nova Centro de tratamento intensivo Centro de Treinamento de Areia centro de triagem de doenças raras centro tecnológico CEO Ceperj certificado cerveja César Maia CET cetep CEUs CGU chacina Chafariz Charles Dias chefe do tráfico morto Chikungunya chinês chips choperia choque de ordem Chuva Chuvas chuvas em Belford Roxo CIBASF cicarelli da baixada cidadania Cidadania LGBT Cidade Negra ciee Ciência Ciência Móvel CIEP CIEP 314 galileu galilei ciep 380 ciep constantino reis cigana cigarro Cine Para Todos cineclube Cinema Cinema inflável CIR circo circular cirurgia estética CISBAF ciúme Claro claudão Claudia Ohana Claudinei Martins Cláudio Lima Freire Cláudio Nascimento Clebson Cleiton Machado Cleuber clínica da mulher clonador de carros Clonagem CMBR CMDCA CNH CNT cobal Cobra cobrança estacionamento cobre Coca-cola cocaína Colégio Estadual Gustavo Barroso colégio Estadual Santa Amélia colégio estadual santa tereza Colégio Líbano Brasileiro Colégio Presidente Kennedy coleta de entulho coleta de lixo coleta irregular Colisão colônia de férias coluna social comandante Alexandre comando da polícia combate a criminalidade combate a dengue Combate a enchentes combate à obesidade Combate às Drogas ComCausa comendadora Comércio comércio de água comércio fechado Comissão de segurança alimentar Comissão permanente Comissões comissões permanentes Companhia destacada compras Compras de Natal Comte Bettecourt Comunicação Comunicação Social Comunidade da Galinha comunidade da Quitanda Comunidade do Guacha Concursados de Belford Roxo concurso concurso da prefeitura de Belford Roxo concurso de Bandas concurso de fotografia concurso público concurso público de belford roxo condenação Condomínios em Belford Roxo conferência de cultura Conferência de Igualdade Racial Conferência Meio Ambiente Confiança confornto confronto Congestionamento Congresso conjunto Barro Vermelho consciência negra Conselheiros Conselho Comunitário de Segurança conselho de alimentação conselho de saúde Conselhos municipais Conselhos Tutelares consórcio Consórcio de desenvolvimento Consórcio de Saúde Construtoras consultório dentário Conta de Luz Conta de luz mais barata conta por e-mail contabilidade contas contracheque Contran contratação contratos administrativos Convenção Convenção PSDB convênio cooper Cooperativa cooperativa de artesanato cooperativa de calçados cooperativa de Táxi Cooperativas coordenadora de imunização Coordenadores Coordenadoria da Juventude Copa Bom Pastor copa das confederações Copa do mundo Copa Inverno copacabana Copeiras COR Core Coronel Coronel Francisco D'Ambrósio corpo Corpo Carbonizado corpo de bombeiros corpo de mulher Corpo desaparece corpo encontrado corpo no rio corpo trocado Corpos carbonizados Corpus Christi corredor correio Correios corrida corte corte de energia corte de grama corte de luz cosméticos Country Club Belford Roxo couro come cozinha CPA crack Crambel Cras cratera crateras CREA-RJ Creas Creche creche comunitária creches crédito Crepop cresce violência em Belford Roxo crescimento criança Criança morre criança morre no carro Criança morta em incêndio crianças Crime crime ambiental criminalidade Cris Cyborg Cristiane Guedes Cristina Penna Crivella cruz CTB cuida de animais cuidador de idoso culto culto em trem cultura Curso curso capacitação curso de idiomas curso de Informática Curso de teatro curso gratuito cursos cursos a distância cursos a distãncia Cursos técnicos Curta Criativo curto-circuito CVT D´Ambrósio D2 Da Silva dados Belford Roxo Dambrósio Dança Danças Daniela Carneiro Danielle Danielzinho DAS data do pagamento Davi do Pandeiro DEAM Debate debates decapitado decreto Defensoria Defesa Civil Defesa do consumidor defesa dos professores defesa mulher defesa pessoal Defesinha Degase Delegacia delegacia de homicídios delegacia legal delegado Delegado Carlos Augusto delegado Felipe Curi delegado Luiz Henrique delegado-adjunto Sebastião Nascimento demolição demolido Denatran Dengue Denis Dautman Denise Oliveira Dennis Dennis Dauttmam Dennis Dauttmam em Brasília Dennis em Brasília dentista denuncia Deodalto Deodalto 2016 Deputada Claise Zito deputada estadual Enfermeira Rejane Deputado Alexandre Corrêa deputado André Ceciliano Deputado Edson Santos Deputado Eduardo Cunha deputado estadual Deputado Estadual Waguinho deputado federal Edison Valentim deputado federal Marcelo Matos Deputado Luiz Martins deputado Luiz Paulo deputado Marcelo Matos Deputado Marcelo Simão deputado Marcio Canella Deputado Paulo Melo deputado Wagner Montes Deputado Waguinho deputados desabamento desabrigados desafio desalojados desaparecida desaparecido desaparecimento Desapropriação Desastre descarrilhamento desemprego desenvolvimento deserto desfile desfile cívico deslizamento desova destacamento destaque destaque 2 destaque rio Detran Detro DHBF dia da árvore Dia da Bíblia dia das consciência Negra dia das crianças Dia das Mães dia de finados Dia do Diesel dia do gari dia do idoso dia do papa dia do servidor público dia do soldado dia dos pais dia dos professores dia internacional da mulher dia mais quente do ano dia munida da diabetes dia quente diabetes diante do trono Diante do trono em Belford Roxo Diante do Trono show em Belford Roxo Diário oficial de Belford Roxo diarreia dicas Dicéia Quintela Dilcéia Quintela Dilma Dilma Rousseff Dinâmica Dinheiro Falso Diocese de Nova Iguaçu diploma vendido diplomação diplomação de Belford Roxo diplomação de vereadores Diplomação do prefeito Dique Estrada direito direitos direitos da mulher direitos humanos diretora de escola Diretoras Diretores de Escolas diretório municipal pcdob Disco de Vinil discriminação Disque denúncia diversão diversidade dívida dívida da prefeitura dívidas Dj Chorão Djalma Djalma Lima de Araújo doação Doações doenças doenças do lixo doenças raras DOF Dois Irmãos doméstica domingo de carnaval Domingos Brazão Donana Douglas da ACR Douglas Valle DPMA Dr Dr. Fábio Volnei Dr.Deodalto dr.emerson Dr.Fabiano Dr.João Gabriel dragagem drenagem DRFC drogado drogarias drogas dst dupla Duque de Caxias Duto Dutra EAD Ebola Ecologia economia ecopontos edital Edital Completo Edmilson Valentim Eduardo Campos Eduardo Cunha Eduardo Gouvêa Vieira Eduardo paes Eduardo Paz Educa Mais Educação Educação de belford roxo educador EJA eleição eleições Eleições 2012 Eleições 2014 eleições 2016 eleições 2018 Eleições de Belford Roxo eleições do PT Eleições municipais de Belford Roxo eleições para governador eletricista predial Eliane Rolim Elizabeth 2016 Elvis da Internet emancipação emancipadores Embratel emenda parlametar Emerson Pires empreendimentos Emprego emprego para deficientes empresa empresários enchentes encontro Encontro da batucada encontro de prefeitos encontro estadual de prefeitos encostas endolação Enem energia elétrica energia solar enfermeira enfermeiro enforcado enforcamento engarrafamento engavetamento ensaio da inocentes ensaio de rua ensaio na sapucaí ensino ENSP enterro entorpecentes entrega de cargos entrevista Entrevista com Dennis Dauttmam entrevista Dennis Dauttmam entulho limpo Envida Rio equipe da vila olímpica ericsson gal Erir Ribeiro escola Escola Albert Sabin escola condessa infante Escola de Belford Roxo escola de futebol Escola de MMA Escola Estadual Escola Estadual Presidente Kennedy escola estadual santa amélia escola Irmã Filomena escola municipal tenente Mozart Escola Tenente Mozart escolas escolas estaduais escritor escultor escuridão esfaqueia Esgotamento sanitário Esgoto esgoto aberto Espaço Lilás Espancamento Esperança esporotricose esporte Esporte de Belford Roxo esportes esposa esquartejado Estação de Trem estação hidrológica Estação Rio estado de atenção Estado de emergência estado de greve estágio estágio de alerta estatística de mortes estelionato Estilista Estrada Belford Roxo Estrada da Bayer Estrada da Pedreira Estrada do China Estrada doutor farrula Estrada Manoel de Sá Estrada Miguel Couto estrada Sarapuí Estrela do Oriente Estudante universitário Estudantes Estuprador Estupro estupro de criança estupro de vulnerável estupro em Belford Roxo ETA ETE eu quero paz Evento evento beneficente Eventos Everton Paulo ex-deputada Eliane Rolim ex-homossexual ex-mulher ex-prefeita Maria Lúcia ex-prefeito Alcides Rolim ex-presidente Lula exame execução Executado exoneração Exonerações expediente expediente da prefeitura exploração sexual exposição extintor de incêndio extorsão Extra extraordinários Exumação Fabel Fabel. Belford Roxo Fabio Denardin Fábio Dernandin Fábio Leandro fábrica faca facadas facções facebook Faculdade faculdade federal Faetec fakes falecimento Falsa dentista falsos policiais falta asfalto falta d´agua Falta de água falta de iluminação falta de saneamento falta merenda família Fanfarra Fantástico farmácia Fármacia farmácias 24 horas Farrula Farrulinha fast food fatos marcantes Faustão Fazenda do Berjo Fazenda do Brejo Febre Amarela Fecam feijoada feira Feira de Areia Branca Feira de Oportunidades feirão da caixa FEMUCOOP Fenab Feriadão Feriado férias feridos fernanda brum Fernando Picciani Ferro-Velho Ferrovia festa festa da Boa festa das crianças festa de São João festa de São Jorge Festa do Aipim festa do trabalhador festa Julina Festival festival gospel dance Festival Nova Música Brasileira fgts Ficha limpa ficha-suja Fies filho filho do governador filho do prefeito filho mata mãe Fim de ano fim do horário verão Final fiocruz FIRJAN fiscais fiscalização fisiculturismo Fitness flabel flagrante Flamengo Flávio Abreu Flávio Bolsonaro Flávio Furtado Flávio Gonçalves FM O Dia fogo folclore Folia de Reis fome Fonte Fonte da Rosa Foragidas foragido Força Nacional forte chuva fórum fórum dengue foto fotografia fraude Frente Fria fugiu fumaça Fumbel Funbel Funcionários Fundação de Desenvolvimento Fundação Leão XIII Fundação Leonel Brizola Furnas furto de energia furto de veículo Futebol Futebol amador Futebol Belford Roxo futebol beneficente Futebol da Bayer Futebol sênior Futebol sênior Belford Roxo futsal futuro fuzil Gabinete do Prefeito galeria de arte Ganhadores ganhadores ingressos garagem gari Garontinho Garota Sensação Garotinho Gasolina gastronomia GAT Gato Gatonet gay geladeira gêmeos general José Muller Genez Mariano Gêovane Abreu Geovanna Geovanna Vitória gestantes Getúlio Vargas Gibi Gilvan Medeiros ginástica gincana Gincana da Baixada Gino gogó Gogó da Ema golpe google Gordinho gordo gospel Got Talent Brasil governador governador veta orijeto de lei Governo do Estado governo estadual governo federal graffit grafiteiros granada gratificações Gravatas amarelas Grêmio estudantil greve Greve dos lixeiros Gringo gripe guacha Guanabara Guandu guaraciaba guarda ambiental guarda municipal guardas municipais Guardiões do meio ambiente Guilherme Ribeiro Gustavo Valente GVT H1N1 há vagas Habib´s Habitação Hand Beach Hanseníase Hélio Porto Heliópolis Heliópolis A.C. hemorio Hepatite C Herald Espínola HGNI hino Hinterlândia Hip Hop Hipertensão História história de Belford Roxo Homem baleado homem coloca fogo homem desaparecido homem tenta matar mulher homenagem homicídio homofobia horário horário de funcionamento Horário de Verão Horário Verão Hospital Hospital da posse Hospital das clínicas Belford Roxo Hospital do Joca Hospital Infantil Hospital Joca hotel hpv IAB IBGE ibope ícone Ideb IDHM Idosa idosa é agredida Idoso Idosos IEC IEDA IFRJ Igo Menezes igreja santo antônio igreja são simão igualdade racial ilegal iluminação iluminação pública imed IML imóveis imposto Imposto de Renda imprensa Inauguração inauguração do shopping inauguração Nova Belford incendiado incêndio Incêndio em Belford Roxo indenização indicações de obras índice de crimes Indústria industrias INEA inelegível infantil infarto infiltração infobraille infolibrasbel Informática Informática gratuita informática para surdos Infraestrutura inglês ingressos inocentado Inocentes inocentes de belford roxo Inocentes de Belford Roxo volta ao grupo de acesso Inocentes é rebaixada inocentes rebaixada inocentes rompe com coreanos inscrições inscrições minha casa minha vida Insegurança Inss instalações da Bayer Instituto de Arqueologia Brasileira insulfilme interditado intermunicipais internação internet Interpol interrupção invasão investidores investimentos IPAB ipanema Iphan iphone iphone 6 IPTU iptu de Belford Roxo IPVA irmãos irmãs IRPF 2013 Isaac Soares isabel correa ISP Itaipu Itaipú Itatiaia Itaú Jaceruba Jackson Macedo Jackson Martins Jacó jacoginho Jadir Jambuí Jandira Feghali Jandyra Rosa Jardim Jardim Anápolis Jardim Brasil Jardim das Acácias Jardim dos Pinheiros Jardim Gláucia Jardim Ideal Jardim Ideal 2 jardim Ipê Jardim Patrícia Jardim Redentor Jatoba Jean Maia Jeber Jefferson Ferc Jesus Cristo jeton Jingle Jiu-jitsu JMJ João Ferreira Neto João Magalhães Joãozinho Jobinho Joca jogo jogo do Brasil Jogo do Poder jogos da amizade jogos da baixada jogos especiais Jogos estudantis jonathan jorge aragão Jorge Bittar Jorge Picciani Jornada Mundial da Juventude Jornal de Hoje Jornal Extra Jornal Hora H Jornal Horar H Jornal O Dia jornalista José Claudio José Luiz José Valentim Jota Carvalho Jovem Jovens JPMDB Judô Judoca Stefanie Miranda juíz Juíza Ana Helena juízes Juju Julião Júlio Bueno Júlio Cesar Junior Moraes Junta de serviço Militar junta militar de Belford Roxo justiça juventude Karamujo Karatê Katya Kauly Luz Kick Boxing km 170 kombi kombis La Bonne la famille La Familly laboratório Lacoste ladrão Ladrão em Belford Roxo Laila lama Lambaeróbica lâmpadas queimadas lan houses largatos largo da baiana latrocínio Laudelina dos Santos Laura Keller Lazer LBV leblon Legião da Boa Vontade Lei Lei orgânica de Belford Roxo Lei seca Leilão leis leite Lelis Pereira de Castro Lemos Leonardo Picciane Leonardo Rodrigues lesão corporal LGBT LGBT de Belford Roxo LGBTI Liberdade Religiosa licença maternidade licitação de linhas de ônibus Líder do Governo Líder do PR lideranças líderes Light Lilian Duarte limpar nome Limpeza urbana linchado linchamento Lindbergh linha de pipa linha férrea Linha Vermelha Lions lipoaspiração listagem livro livros Lixão lixeira lixo Lixo em Belford Roxo lixo em terrenos locomoção Locutor logo loja Loja Via Verde lojas Lojas Americanas lojas CEM lotação Lote XV loteria LoteXV luan Peixoto Luana Caetano Lubrizol Lucas Coutinho Luciano Costa Luciano Huck Lucilene Caetano Lucinha Nobre ludmilla Luiz Alexandre Luiz Martins Lukinhas Lula luta luta MMA lutador luto luz Mac Dowell Maçonaria Madre Tereza Mãe Mãe de Geovanna mãe de santo magistrados mais baixada Mais Médicos Majé Malu Maluquete Mama mamografia mamógrafo Mancha Verde mandatos de prisão maníaco sexual manicure manifestação manutenção Maracanã Marcelo Cesta Marcelo crivella Marcha das Flores Marcha para Jesus Marcinho Bombeiro Marcio Canella Marcio Carvalho Márcio Pedra Marco Antônio Marco Zero marcovaldi Marcus Monteiro Marcus Soares Maria Lúcia Maria Lucia Cantiero Maricá Marina Silva Maringá Mario Marques Markinho Gandra Martins materiais recicláveis material de construção Maternidade matou o amigo Matrículas maus-tratos Mazinho Mc Dengosa MDB mecânico Medalha Chico Mendes Medalhas médicos medidor de energia Medo Mega sena mei meio ambiente Melhor idade em movimento mendigo menina menina ferida menor menor preso menores infratores mensagem de natal Mercado mercado Bergs mercado do rato merenda Merenda escolar merendeiras Mesquita Metrô Metrô a Belford Roxo microcefalia microempreendedor mídias piratas Migração de Bandidos Miliciano Militar Minha Casa melhor Minha casa minha Vida ministério da saúde Ministério Público Miss Miss Baby Belford Roxo Miss Belford Roxo Miss Brasil Miss Brasil infanto/juvenil miss Brasil juvenil miss del continentes Brasil Miss estado Miss Juvenil Miss Mundo Miss Plus Size Miss Rio de Janeiro miss RJ Miss Universo missa Missa de sétimo dia Mister MMA Mobilização Social Moção de Repúdio Moda mofo Moisés Boechat Monza Moradia morador de rua moradora de belford roxo moradores morar legal Morrão Morre Morro da Caixa D´água morro da galinha morro da galinha 2 Morro da Palmeira Morro do Amor Morro do castelar Morro do Castro morro do cocô Morro do Colejão Morro do Kisuco Morro do Machado morro do Mutirão Morro do Pavão Morro do Titanic Morte Morte de policial mortes Morto mortos Mosquito mosquito da dengue motel moto Motoboys motorista motos motos irregulares mototaxistas Móveis MP MPEduc MPF MPRJ MRS mudanças no facebook mudas Mulher mulher agredida Mulher Bambu mulher grávida mulher presa Mulheres Mulheres Seguras mullher Multa Multi Market Multidão multou mumuzinho muncipalização Mundial Cross Country munições muro muro cai muro caindo musa Musa Brasileirão Musa da Baixada Musa Negra música músicos mutirão Mutirão comunitário. Ação Social Mutirão de Limpeza mutirão do lixo Mutirão vila Claudia Naldo namorados Natação Natal Nathália Queen neguinho Nelson Bornier Nem Net Nielson 2016 Nilópolis NMB noivas nomeação Nomeações Nomeações retroativas é ilegal nomeados nordestino Nossa Senha da Conceição Nosso Samba. grupo Nosso samba nota fiscal Nota fiscal eletrônica notícias de belford roxo nova adutora nova Aurora Nova Belford Nova Iguaçu nova piam nova prefeitura Nova York novas secretarias Novembro da Diversidade novo comandante novo comando novo delegado novo diretor Novo Eldorado Novo Hospital para Belford Roxo Novo Mundo novo prefeito novo presidente novo shopping Nunes Sampaio Ny Nascimento O Rappa OAB OAB Belford Roxo Obesidade óbito obra obra de contenção Obras Obras areia branca obras no centro obras nova aurora óculos ocupação odontologia oficina de teatro Oi Olimpíada da Cidadania Olimpíadas da cidadania Olimpíadas de 2016 Ong ONG Rio de Paz Ônibus ônibus cai em buraco ônibus de Belford Roxo ônibus defesa do consumidor ônibus itinerante ônibus municipal ônibus munipal Ônibus Pega Fogo ônibus precários ônibus quebra em buraco ônibus queimado ONU operação Operação Baixada Segura operário oportunidade oposição orações orquestra sinfônica orquestra sinfônica de Belford Roxo ortobom Oscarino Barreto ossos Oswaldo Cruz OUC Outeiro Outubro Rosa ouvidoria Ovni Padre Geraldo padroeira pagamento de Belford Roxo pagamento de salário pagamento IPVA pagamento parcelado Pagamento prefeitura pagamentos pagamentos atrasados pagode pagodeiro pai pai mata filho Paixão de Cristo palestra Palmeira Palmeirinha Pâmela Esteves pancadas de chuvas Pânico panificação papa Papai Noel Parada Gay Parada Gay de Belford Roxo Parada gay do lote xv Parada LGBT paralimpíadas paraolimpiadas parazão Parceiro RJ Parlamentar Juvenil Parlamento Juvenil Paróquia São Simão Parque Amorim Parque Aquático Parque das Flores Parque das Palmeiras parque do Califas Parque dos Ferreiras Parque Ecológico Parque Esperança Parque Floresta Parque Fluminense Parque Roseiral parque santa branca Parque São Bernardo Parque São José Parque São Vicente Parque Suécia Parque União Parque Veneza parques e jardins partido Partido Cristão Partido PLB partido solidariedade parto Páscoa passageira passagem passagem de nível passagem de ônibus Passagem subterrânea passarela passe interestadual passe livre passe livre interestadual Passeata passinho Pastelaria pastor pastor Daniel Glória Pastora Aninha Paternidade paulada Paulo Cezar Paulo Fabiano Pavuna paz PC PcdoB PCS PDT Pdt Belford Roxo Pé na Jaca peça teatral pedido de prisão. Delegacia de Mulheres Pedofilia Pedra pedreiro Pedro Lima película percussão peregrinos Personnalité Pesquisa pesquisas PETI Petróleo petrópolis pezão PFC Piam Pian PIB pica pau Picciani Pinóquio Pinturas pipa pipoca pirataria PIS/PASEP piscina Pizzaria placas placas de sinalizações planetário Plano de Cargos e Salários plantão 24 horas Plantão das farmácias Plantão Policial plataforma PLB PLB. novo partido Plenária pluviômetro PM PM é baleado PM é morto PMB PMBR PMDB PMNI PMs pneu furado pneus pobreza Poço poda de árvores Poder executivo polícia Polícia ambiental Polícia civil Policia de Belford Roxo Polícia de Belford Roxo Polícia Federal Polícia Militar Polícia Rodoviária Federal Policiais civil policial policial ferido Policiamento policlínica Neuza Brizola política políticas para mulheres polo cederj polo industrial poluição Polysom ponte ponto de ônibus ponto facultativo Pórtico de Belford Roxo porto do Brejo portos posse posse de Belford Roxo Posse de Dennis Dauttmam Posse Dennis Dauttmam posse dos vereadores de Belford Roxo Posse OAB Belford Roxo posse vereadores Poste poste sem luz Posto de Gasolina posto de identificação civil Posto de saúde Posto do INSS posto Neuza Brizola Postos Ale potiguar PP PPS PR Praça Praça abandonada praça de heliópolis Praça de Santa Amélia Praça de São Vicentes Praça do Wona praça eliaquim batista praça santa maria praia Prata PRB pré-candidatos Pré-matrícula preços prédios Prefeito Nelson Bornier prefeito Dennis Dauttmam Prefeito eleito Prefeito Joca Prefeito Nelson Bornier Prefeito Sandro Matos Prefeito Sandro Matos. prefeito Waguinho prefeitos da baixada prefeitura Prefeitura de Belford Roxo prefeitura de Meriti Prefeitura de Nova Iguaçu Prefeitura Municipal de Belford Roxo prefeitura sem luz premiação prêmio empresarial Presidência da Câmara Presidenta Dilma Presidente presidente da Câmara presidente da Firjan presidente da Funbel Presidente Dilma Presidente Markinho Gandra preso presos Preta X Previde previdência previsões Primeira Igreja Batista Primeira-dama primeiro prefeito Prisão Priscila de Barros Problemas da saúde processo seletivo procissão Procon Procuradoria Geral Procurados produto estragado produtoras culturais Proerd professor professora Elizabeth Professora Suelen Freira Professores professores em greve Profoco-Ideb Programa Bairro Novo programa Brasil Alfabetizado Programa Calçada Acessível programa comunidade eficiente Programa Eleitoral programa habitacional programa mais leitura Programa partidário Programa Universidade para Todos proibição Projeto projeto Carioquinha projeto cinema inflável projeto de lei Projeto Defesinha Projeto Entulho Limpo Projeto Esporte-RJ projeto iguaçu projeto mais leitura projeto um amor de escola projetos Projovem projovem adolescente projovem trabalhador projovem urbano promessa Promessas de campanha Promotora Pronatec prótese dentária Protesto protesto pela paz ProUni provas prováveis candidatos PRTB PSB PSD PSDB psdb de Belford Roxo PSF PSL PSOL psoriase PT PT de Belford Roxo PTB ptdob PVS quadrilha de assaltantes Quadrilha de desmanche quadrilha de estelionato queda de árvore queimados Raça racismo Radio Transmissor Rafael Andrade Rafael Picciane Raimundo Teixeira Belfort Roxo Rainha da Inocentes Rainha de Bateria Rainha do carnaval ramal belford roxo rapidinhas da política Raquel Borges Raquel Dauttmam Ratão ratos Reb Reb Rebelião recadastramento recadastramento bolsa família Recanto dos Califas recantus recapeamento reclamação Reclamações recolhimento de lixo recuo estação rede economia rede elétrica Rede Estadual Rede Globo Rede municipal Rede Record rede social redução redução conta de luz redução de ICMS reféns reflorestamento Reforma trabalhista reforma visual do facebook reformas Reggae Reginaldo Gomes registro civil reinauguração religião remédios irregulares Renato de Jesus Renato de souza Renato Parreira Palhares Renda Melhor rescisão de contratos ressonância magnética restaurante restos mortais resultado final Retirada de Lixo retiro da imprensa Retiro Feliz retroescavadeira retrospectiva 2012 retrospectiva de Belford Roxo reunião Réveillon Reveillon Baixada Revéllion revista Revogação revólver 38 Ricarda Leon Rio Rio Botas Rio Capivari Rio D´Ouro Rio das Ostras Rio de Janeiro Rio Grande do Sul Rio Iguaçu Rio Sarapuí Rio sem homofobia Riocard riofut7 Rios risco de desabamento RJTV Roberta Barreto Roberto Carlos Carvalho roberto dos santos rock roda cultural roda de conversa rodada de negócios Rodolfo Carvalho Rodrigo do Bom Pastor Rodrigo Gomes rogério manso Rola Bosta Romário rompimento Ronei Silveira Rosa Rosângela Graça Roseiral Rosely Gomes Rosinha Garotinho Rotary Club roubo Roubo caixa eletrônico roubo de bicicleta Roubo de cão Roubo de carga roubo de moto roubo de veículos Royalties Rua Barros Peixoto Rua Braraúna Rua Chile Rua confiança Rua da Mina Rua da Prainha Rua Impala rua josé saboia Rua manoel de Sá rua Mauá Rua sem asfalto Rua sete Ruan Vitor ruas alagadas Sagat saída do governo saidinha de banco em belford roxo Salão de beleza salário salário atrasado salário da prefeitura salário parcelado salários Samba Samba da Boa Samba da inocentes samu Sandra Araújo Sandro Matos saneamento Santa Amélia Santa Emília Santa Helena Santa Maria Santa Marta Santa Tereza Santader São Bernardo São Francisco São João de Meriti São Jorge São José São Judas Tadeu São Leopoldo São Paulo São Vicente sapucaí saques sarau Sargento Corpinho Sargento da Silva Sargento Roncalli Sargento Wolfi Saúde Saúde família SBT se passavam como bombeiros Sebrae secretaria de administração Secretaria de assistência social secretaria de assuntos especiais secretaria de cultura Secretaria de Educação Secretaria de Educação de Belford Roxo Secretaria de esporte Secretaria de Fazenda Secretária de Fazenda Secretaria de Habitação secretaria de obras Secretaria de Planejamento Secretaria de Saúde Secretaria de Segurança Pública Secretaria de serviços públicos Secretaria de trabalho Secretaria Municipal de Planejamento Secretária Raquel Dauttmam secretária Rose Secretária Sula do Carmo secretário Secretário Claudinei Martins Secretário de administração Secretário de Cultura Emerson secretário de Governo Secretario de saúde secretário de saúde Secretário de Segurança Pública Secretário Douglas da ACR Secretário Jacóginho Secretário João Magalhães Secretário Oscarino Barreto Secretario Reginaldo Gomes Secretário Rodolfo Secretário Sérgio Lins secretário Sérgio Lins. prefeito Dennis Dauttmam Secretário Valério secretários de Belford Roxo Secretários Municipais segunda maior média segundo turno segurança Segurança Pública seguro de automóvel sem água sem energia elétrica sem iluminação pública sem lugar para o lixo sem luz Sem merenda sem sessão semáforo semana da juventude semana da pátria semana das profissões SEMAS SEMASC semasdh SEMED seminário SEMUG senac senado SENAI senegal Sepe sepultamento sequestrador Sequestro serasa Sergio Cabral Sérgio Cabral Sérgio Clemente Sérgio Lins Sergio Marizia serial Killer Seropédica serviços serviços comunitários servidores Sesc seseg Sesi Sessão sem quórum SETRAB Seu Jorge Sexo sexta-feira Shangri-lá Torres shangrila Shangrilá Shangrilá Barro Shangrilá Rosa Shopping Shopping de Belford Roxo shopping mesquita shopping via dutra show Show diante do Trono em Belford Roxo Show Gospel shows Silvia de Fátima Silvinho Blau Blau símbolos sinais de trânsito sinal amarelo para o prefeito sinalização Sindicato Sindicato dos Químicos Sine sistema Firjan Sisu site site da Prefeitura skate Skol smartphone SMASDH socorrista Socorro sol forte solidariedade Somando Forças sonho Soraya Santos sorteio agosto sorteio cultural soterrado Sou legal spc stefani ligiéro Stefanie Miranda Stepan Nercessian SUAS Subprefeito Subsecretário Luiz Alexandre subsecretários suco Sueli Silva Reis suicídio Sula Sula 2016 Sula do Carmo Sula secretária Super Fight super via Superfaturamento superintendência da Juventude supermarket supermercado supermercado Extra supermercado Prêmio SuperVia supervisor escolar suplente suposto estuprador surdos surupembas SUS suspeita de fraude na mega sena suspeito suspeito de estupro suspende recursos Suspensão Suzana Cardoso TABAGISMO Taciany talentos Tanzo de Oxóssi tapa buraco tapa buracos tapete tarado tarado de heliópolis Tarifa tatuador taxa taxi táxi taxista Tayano tayenne TCE TCU Teatro Tecno Ponta Tecnologia Teixeira 2016 telecentro Telecentro Comunitário telefone mudo telefonia telemarketing Telessaúde Televisão Temer temporal Tenente Coronel Paulo Roberto Tenente Edison Tenente Mozart tenente-coronel Alexandre tentativa de assalto tentativa de estupro tentativa de homícidio terceira idade Terceiro campeonanto terror Terrorismo Thaís thalya the fevers Thiago André Thiago Jordan Thuan Tim tinguá tiozão tiro tiros Tiroteio tititi título cidadão título eleitor Tomate tomba Tomografia tomógrafo móvel toneladas de cobre Toni Garrido topiqueiros TopShopping toque de recolher Torneio de Inverno torneio de verão torturada torturas Trabalhador Trabalho trabalho escravo trabalhos comunitários traficante traficante gordo traficante morto traficante Nem Traficantes Traficantes presos tráfico Tráfico de Animais Tráfico de Drogas tráfico fecha comércio Tráfico internacional de Mulheres TransBaixada transbordamento transformador trânsito Trânsito lento Transparência transplantado Transporte transporte alternativo transporte irregular Transporte Público Transporte Urbano tratamento de esgoto TRE Trem trem aéreo Trem apresenta falhas Trem de Belford Roxo trem descarrilha trem expresso trem lotado Trens Três Fontes três setas Triângulo Rosa de Belford Roxo tributos troca de comando troca de geladeiras troca de tiros Troca equipe tropa da bacia Tropas federais trotes tse tuberculose tuf TUF Brasil 2 túmulo tumulto tumulto no hospital Tutão TV Tv a cabo tv globo Tv Record TVprefeito Uber UFC Umbanda UNE Uniabeu unicef Unidade Mista do Lote XV unidade móvel uniforme unihand beach Universidade UPA UPA Bom Pastor UPA do Bom Pastor UPP Uppinha UPPs Urbanismo urbanização Urubuzão Usina de Asfalto Vacinação vacinação animal vacinação contra a gripe Vaga Certa Vagas abertas vagas de emprego Vagas de estágio vagas na Faetec valão Vale das Mangueiras Vale do Ipê Valê do Ipê Vale Social Valentim Valéria dos Santos Valério Valtinho Van vandalismo vândalos vans vazamento Vazamento de gás veda de remédios veículo apreendido veículo pirata veículos irregulares Velho Brejo Velório vencedor vencido venda de documentos Vênus Vera Cruz Vereador Vereador Armandinho Penelis vereador cassado Vereador Cleuber Vereador Eduardo Araújo Vereador Elvis da Internet vereador Juju Vereador Julião Vereador Marcinho Bombeiro Vereador Marcio Canella vereador Markinho Gandra Vereador Nuna vereador perde mandato vereador Rodrigo vereador suplente Vereador Tayano vereador Teixeira do Carvão Vereador Tuninho Medeiros vereador Wilson da TV Vereador Zz da Crajubar vereadora Gisele Cardoso vereadores Vereadores Eleitos vereadores mirins vesícula Vestibular Vestibular Cederj vestido curto veteranos Veterinário Via Dutra Via Marginal rio sarapuí Via Verde Viação Flores Viação São José viaduto da Bayer Viajem de Dennis a Brasília vice-campeão vice-governador vídeo Vidros de lan houses vidros escurecidos vigias vigilância sanitária Vila Cláudia Vila Dagmar Vila Entre Rios vila joana Vila Jolá Vila Medeiros Vila Olímpica Vila Pauline vila rica Vila Santo Antônio vila são luís Vila São Luiz Vila Teodoro vila verde Vila Vitória Vila Vitório Vilar Novo Vin Diesel vinheta da globo vinheta da inocentes Vinícius Augusto Vinícius Fagundes violência violência contra a mulher Vistoria vítima vítima de bala perdida vítimas das chuvas vítimas das enchentes Vitor Gabriel vitória na natação Viva Vôlei vizinhos vocação profissional vôlei vôlei de praia voluntários vovô Vovó do Funk Wagner Dantas Wagner Montes Wagner Turques Waguinho waguinho 2016 Waldir Zito Wanderlea Washingthai Washington Tavares Freire Wellington Fagner WGP whatsapp wil Willian Joca Wilson Martins wilson protetor Wona Xavantes Xerem youtube Zap Zap Zé Lador Zelador Zika Vírus Zito zona sul zumba
false
ltr
static_page
Notícias de Belford Roxo: Glossário
Glossário
Notícias de Belford Roxo
http://noticiasdebelfordroxo.blogspot.com.br/p/glossario.html
http://noticiasdebelfordroxo.blogspot.com.br/
http://noticiasdebelfordroxo.blogspot.com/
http://noticiasdebelfordroxo.blogspot.com/p/glossario.html
true
3445980854316391287
UTF-8
Não foi encontrado nenhum postagem VER MAIS Leia Mais Responder Cancelar resposta Excluir Postado por Início Páginas Postagens Ver Mais LEIA TAMBÉM Categoria ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada a postagem solicitada Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Quin Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ainda agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados Não consegue copiar os códigos / textos, por favor, pressione [Ctrl] + [C] (ou CMD + C no Mac) para copiar