segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Eleições 2012: TSE prevê 2º Turno em 83 municípios, inclusive Belford Roxo

Oitenta e três municípios do país com mais de 200 mil eleitores podem ter que realizar segundo turno, no dia 28 de outubro, nas eleições municipais de 2012. Todos esses municípios têm mais de 200 mil eleitores.
Pela Constituição Federal (inciso II do artigo 29), é necessária a realização de segundo turno para prefeito quando nenhum dos candidatos obtém, em primeiro turno, mais do que a metade dos votos válidos, ou seja, dos votos dados expressamente a todos os candidatos que concorreram ao cargo. Neste caso, disputam o segundo turno os dois candidatos a prefeito mais votados. As eleições ocorrerão, em primeiro turno, no dia 7 de outubro e, no caso de segundo turno, os eleitores retornarão às urnas no dia 28 de outubro.
Das 26 capitais dos Estados, 24 têm mais de 200 mil eleitores e podem ter segundo turno em outubro. As exceções são Palmas, no Tocantins, e Boa Vista, em Roraima.
São Paulo é o Estado com maior número de municípios com mais de 200 mil eleitores, com 25. Em seguida, vêm Rio de Janeiro,com dez, Minas Gerais, com sete, Paraná, com cinco, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, com quatro municípios nessa condição cada um.
Segue a relação dos 83 municípios por Estado, com mais de 200 mil eleitores, onde pode haver segundo turno nas eleições de outubro:

No Rio de Janeiro há previsão de 2º Turno nas seguinte cidades:
RIO DE JANEIRO
SÃO GONÇALO
DUQUE DE CAXIAS
NOVA IGUAÇU
NITERÓI
VOLTA REDONDA
SÃO JOÃO DE MERITI
CAMPOS DOS GOYTACAZES
BELFORD ROXO
PETRÓPOLIS






Fonte: TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário