Rio -  Prefeitos de seis municípios da Baixada Fluminense se reúnem na próxima sexta-feira em Nilópolis, para a cerimônia de lançamento do consórcio do Plano Regional de Gestão dos Resíduos Sólidos da Construção Civil. A iniciativa coordenada pelo Governo do Estado, envolve as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti e tem como objetivo promover um novo cenário para o reaproveitamento de resíduos. A solenidade acontecerá no Parque de Eventos, Rua José Martins, s/n – bairro Frigorífico.
A estimativa é de que diariamente sejam produzidas 3.500 toneladas de resíduos de construção na Baixada Fluminense, volume superior ao da geração diária de lixo domiciliar. O objetivo é que este material seja depositado nos 107 ecopontos que serão criados e nas seis áreas de triagem do material. Depois de reciclados, os resíduos de obra poderão ser reaproveitados em novas construções particulares e governamentais.
O projeto começou a ser elaborado em 2010, depois da execução do Pacto do Saneamento, e que trata das responsabilidades públicas e privadas no sentido de promover a coleta seletiva de resíduos. Com a criação do Plano de Resíduos Sólidos, o entulho decorrente da construção civil não será mais despejado próximo a córregos, margens de rios, nascentes outros locais impróprios.
A fiscalização ficará a cargo dos municípios integrantes do consórcio, cujo órgão máximo será a Assembléia Geral formada por prefeitos. O consórcio contará também com o Conselho Regional de Gestão dos Resíduos Sólidos, espaço destinado à participação da população e dos setores envolvidos.

Fonte: Jornal O Dia